Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cássia: realização de um sonho

 Emoção e alegria marcam comemoração da colação de grau do CCSo

Noite teve direito a toda a pompa e a todas as tradições que acompanharam a celebração com o passar dos anos

Da UFMA

SÃO LUÍS - Aconteceu na noite da última quarta-feira (25) a colação de grau dos cursos de Comunicação Social, Direito, Pedagogia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Hotelaria, Ciências Imobiliárias e Turismo, do Centro de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Maranhão (CCSo - UFMA). Com sibilos de apitos e gritos de excitação, os formandos entraram no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro do Cohafuma, em São Luís, para receber o grau de formandos e celebrar as trajetórias que construíram na Universidade.

A noite teve direito a toda a pompa e a todas as tradições que acompanharam a celebração com o passar dos anos. Matizes de azul, vermelho, verde, rosa e lilás deram o tom da festa e preencheram o salão com a mesma intensidade que os sorrisos e lágrimas tomaram conta dos rostos de quem estava presente.

O orador do curso de Hotelaria, Rafael Sousa Barros, em seu discurso durante a abertura da solenidade, fez uma alusão aos anos em que os formandos estiveram na UFMA e às marcas que esse período deixou para o futuro. “Os obstáculos que enfrentamos até aqui foram apenas um estágio para o que nos espera lá fora, mas os anos de estudo, empenho, empreendimento e aprendizagem nos fortalecerão sempre e desses anos não nos esqueceremos.

O evento contou com a presença do magnífico reitor da Universidade, professor doutor Natalino Salgado Filho, que fez questão de prestigiar o rito de passagem de mais um grupo de estudantes, da mesma forma que o restante dos membros da Mesa. Como um regente que se põe à frente de sua audiência, o Reitor deu início às suas colocações evidenciando as mudanças que a UFMA vivenciou nos últimos quatro anos e atribuiu parte do mérito por esse crescimento aos alunos que ali estavam para se formar. Ressaltou, entre as lembranças dos ventos que passaram, a conquista de o Maranhão sediar a 64ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC e, resguardado por citações de grandes pensadores de tempos passados, desejou sucesso aos concludentes.

Para o paraninfo do curso de Comunicação Social, professor Márcio Monteiro, este momento em que os alunos estão no palco, após o juramento, quando todos se abraçam, gritam, comemoram juntos, é sempre muito especial. Isso vale para todos os cursos. Mas é claro que a emoção é maior quando são alunos que você teve o privilégio de acompanhar”. E quando questionado sobre o papel que assumiu de representante do curso, ele declarou: “Eu me senti honrado. Este é um momento muito importante não apenas para o aluno ou para a família, mas para todos os envolvidos no processo. E nós, professores, estamos completamente envolvidos em toda a caminhada até a colação de grau. Agradeço o convite feito pelos alunos”.

Para Maria de Cássia Pereira, formanda do Curso de Pedagogia, o evento representa a realização de um sonho. “Lutei muito para chegar até aqui, essa noite significa todo um objetivo de vida que está se concretizando. Sentirei muita saudade dos professores e da relação de companheirismo que se construiu entre todos da minha turma”. Luiz Gonzaga Pereira Junior, aluno do Curso de Medicina da UFMA e irmão de Maria, se disse orgulhoso.“Ela sempre quis ser pedagoga. Tenho em minha irmã um exemplo de perseverança. Hoje, para mim, ela é, sem dúvida, uma inspiração”.

Passada a noite de colação, certamente muitas histórias e recordações vão ficar para ser transmitidas. Entre borlas e cornetas, momentos mágicos ficarão eternizados na memória da Universidade e estampados nas mentes dos que se fizeram presentes.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Vitória da perseverança: Cássia cola grau em Pedagogia pela UFMA

Cássia
E as alegrias não param... Hoje venho parabenizar a minha irmã caçula Maria de Cássia que colou grau no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UMA), na última quinta-feira, 25, no Multicenter Sebrae.

Ela tentou por diversas vezes entrar na universidade até que chegou à aprovação. Uma tarefa difícil, mas devido à própria persistência, apoio da família e amigos conseguiu o resultado que tanto esperava.

Passou no vestibular, casou e saiu da casa dos nossos pais. Um acontecimento após o outro. Mesmo assim, nunca deixou de lado o caminho que nossos guerreiros pais sempre nos ensinaram: a importância da educação e do conhecimento sobre os estudos. Parabenizo ainda pela grande mulher na qual se tornou, pois, mesmo com os afazeres domésticos, cuidar da casa, do esposo Bira e da filha Isabela, nunca deixou de lado o curso que tem grande paixão.

Foi tudo muito cansativo. Mas, o que importa é o resultado final de tanta insistência e persistência. Após idas e vindas ela conquistou mais uma grande vitória para a família e conseguiu realizar o sonho que tanto desejava. Fico muito feliz com a conquista de Cássia e de nossa família e tenho certeza que, com sua capacidade, ela muito contribuirá para o nosso município.
Luiz Gonzaga (pai), Têca, Bira, Isabela e Cássia
Por isso mana, nunca deixaremos de agradecer sempre ao nosso bom Deus pelas bênçãos, oportunidades e saúde para sempre enfrentar as dificuldades. Agradeceremos ainda, aos nossos grandes pais e verdadeiros mestres por sempre nos ensinar o verdadeiro caminho. Agora daqui para frente felicidade sempre!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Água: doce realidade de Jacioca

Há exatos três anos, completados no último dia 20, o povoado de Jacioca ganhou uma das mais importantes obras de sua história: o sistema de abastecimento de água.

Veja o vídeo da inauguração:

Mais de 100 famílias beneficiadas com água tratada e encanada numa rede com mais de 2 mil metros de extensão.

A obra foi resultado da parceria entre a Associação Socioambiental e Cultural do Jacioca (Ong Coexista), cujo presidente é o professor Emerson Pereira, e o governo do Estado, na época administrado pelo saudoso Dr. Jackson Lago.

Destaque-se a forma competente com que a Associação, na pessoa do Emerson e demais diretores, conduz o projeto. Durante esse tempo não houve sequer um dia de interrupção no abastecimento d’água. Um exemplo a ser seguido.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Adicional noturno: conquista dos servidores

No ínicio deste mês, participei de uma das mais importantes votações realizadas pela nossa Câmara de Vereadores, nos últimos anos. Em sessão extraordinária, no último dia 5, eu e mais cinco colegas vereadores votamos a favor do pagamento de adicional noturno aos servidores municipais.

Trata-se de uma justa reivindicação de nossos servidores, por meio do Projeto de Lei nº 02/2011, que foi aprovado pela Câmara e depois vetado pelo Executivo.

A partir de agora, passa a ser lei municipal o pagamento de 20% sobre o salário mínimo para os servidores que desempenham suas funções entre 22 horas e 5 horas.

Votei a favor com abosluta convicção de que nossos abnegados servidores são merecedores do benefício e com a certeza de que a partir de agora eles terão mais um motivo para executar ainda melhor suas atividades. Ganham os servidores. Ganha a população de nosso município.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Milla Tamires aprovada no Enem

Milla Tamires

O ano começa muito bem. Quero partilhar com vocês outra vez a minha felicidade de pai. Ontem, recebi com alegria o resultado do Enem. Minha filha Milla Tamires aprovada para o curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 2012 começa com vitória!

No início de dezembro de 2011, escrevi aqui a felicidade pela conquista do Prêmio Fapema 2011, Categoria Pesquisador Júnior, Modalidade Ciências Humanas e Sociais por Milla Tamires. Parabenizei e afirmei que seria apenas o início de uma caminhada vitoriosa. Graças a Deus, estava certo!

Volto a ressaltar a importância da educação e do conhecimento para que possamos avançar. Esta deve ser prioridade de todas as famílias e governos. Assim, certamente teremos uma sociedade melhor com o país, estados e municípios mais desenvolvidos.

Para finalizar registro ainda a felicidade pela recuperação da saúde de minha mãe Celina e também pela aprovação de Mateus, filho do primo Antônio João, também no Enem para o curso de Ciência da Computação. Parabéns Milla e todos que conseguiram vencer mais esta batalha! Ainda teremos muitas e, com a bênção de Deus, venceremos todas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Melhor prestação de serviços de saúde para o povoado Frederico

Uma das últimas atividades políticas desenvolvidas por mim em 2011 foi participar de uma reunião na Associação Comunitária do povoado Frederico. Lá, tratamos sobre a equipe de agentes comunitários de saúde.

Os moradores do povoado querem a melhoria na prestação dos serviços de saúde e consequentemente do atendimento à população. Reivindição muito justa.

Esse é um trabalho importantíssimo. A orientação dos agentes de saúde, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, é fundamental para a saúde preventiva dessas famílias.

A Secretaria de Saúde do município foi representada pelo assessor Janderson. Pedimos a regularidade na visitação e obtivemos o compromisso de que teremos melhoria na qualidade dos serviços oferecidos pelos agentes. Tivemos a garantia de que haverá acompanhamento do trabalho e capacitação por parte da prefeitura.

Já é um bom começo!