Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cássia: realização de um sonho

 Emoção e alegria marcam comemoração da colação de grau do CCSo

Noite teve direito a toda a pompa e a todas as tradições que acompanharam a celebração com o passar dos anos

Da UFMA

SÃO LUÍS - Aconteceu na noite da última quarta-feira (25) a colação de grau dos cursos de Comunicação Social, Direito, Pedagogia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Hotelaria, Ciências Imobiliárias e Turismo, do Centro de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Maranhão (CCSo - UFMA). Com sibilos de apitos e gritos de excitação, os formandos entraram no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro do Cohafuma, em São Luís, para receber o grau de formandos e celebrar as trajetórias que construíram na Universidade.

A noite teve direito a toda a pompa e a todas as tradições que acompanharam a celebração com o passar dos anos. Matizes de azul, vermelho, verde, rosa e lilás deram o tom da festa e preencheram o salão com a mesma intensidade que os sorrisos e lágrimas tomaram conta dos rostos de quem estava presente.

O orador do curso de Hotelaria, Rafael Sousa Barros, em seu discurso durante a abertura da solenidade, fez uma alusão aos anos em que os formandos estiveram na UFMA e às marcas que esse período deixou para o futuro. “Os obstáculos que enfrentamos até aqui foram apenas um estágio para o que nos espera lá fora, mas os anos de estudo, empenho, empreendimento e aprendizagem nos fortalecerão sempre e desses anos não nos esqueceremos.

O evento contou com a presença do magnífico reitor da Universidade, professor doutor Natalino Salgado Filho, que fez questão de prestigiar o rito de passagem de mais um grupo de estudantes, da mesma forma que o restante dos membros da Mesa. Como um regente que se põe à frente de sua audiência, o Reitor deu início às suas colocações evidenciando as mudanças que a UFMA vivenciou nos últimos quatro anos e atribuiu parte do mérito por esse crescimento aos alunos que ali estavam para se formar. Ressaltou, entre as lembranças dos ventos que passaram, a conquista de o Maranhão sediar a 64ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC e, resguardado por citações de grandes pensadores de tempos passados, desejou sucesso aos concludentes.

Para o paraninfo do curso de Comunicação Social, professor Márcio Monteiro, este momento em que os alunos estão no palco, após o juramento, quando todos se abraçam, gritam, comemoram juntos, é sempre muito especial. Isso vale para todos os cursos. Mas é claro que a emoção é maior quando são alunos que você teve o privilégio de acompanhar”. E quando questionado sobre o papel que assumiu de representante do curso, ele declarou: “Eu me senti honrado. Este é um momento muito importante não apenas para o aluno ou para a família, mas para todos os envolvidos no processo. E nós, professores, estamos completamente envolvidos em toda a caminhada até a colação de grau. Agradeço o convite feito pelos alunos”.

Para Maria de Cássia Pereira, formanda do Curso de Pedagogia, o evento representa a realização de um sonho. “Lutei muito para chegar até aqui, essa noite significa todo um objetivo de vida que está se concretizando. Sentirei muita saudade dos professores e da relação de companheirismo que se construiu entre todos da minha turma”. Luiz Gonzaga Pereira Junior, aluno do Curso de Medicina da UFMA e irmão de Maria, se disse orgulhoso.“Ela sempre quis ser pedagoga. Tenho em minha irmã um exemplo de perseverança. Hoje, para mim, ela é, sem dúvida, uma inspiração”.

Passada a noite de colação, certamente muitas histórias e recordações vão ficar para ser transmitidas. Entre borlas e cornetas, momentos mágicos ficarão eternizados na memória da Universidade e estampados nas mentes dos que se fizeram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário