Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Protesto legítimo

Na semana passada, Bequimão presenciou uma das mais importantes manifestações populares de sua história recente. Centenas de pessoas interromperam a MA-106, próximo ao povoado Barroso, para pedir a recuperação da ponte do Balandro. Um protesto legítimo, cujas conseqüências todos sabemos.

Há meses alerto para a quantidade de obras paralisadas em Bequimão. Chamei a atenção do problema na audiência pública realizada em Pinheiro pela Frente Parlamentar em Defesa da Baixada. Citei entre nossos problemas o abandono das obras da ponte do Balandro, da Delegacia de Polícia, da Agência da Previdência Social, do hospital.

Conversei com o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB), o qual apoiamos no município, e ele também levou a situação a público em discursos na Assembleia Legislativa. Chegou a detalhar toda a real situação da obra da ponte e pedir providências ao governo.

Como não houve resposta imediata, a população resolveu partir para a ação. Depois de presenciar vários acidentes no local, a comunidade fez a manifestação na rodovia.

Um dos movimentos mais bonitos e espontâneos que tive a oportunidade de presenciar. Digo isto pela forma com que as lideranças conduziram o protesto sem interesse político-eleitoral, mas simplesmente em defesa dos interesses de mais de seis mil pessoas, que moram na região praiana do município.

De lamentar apenas os excessos cometidos pela polícia e a incapacidade do governo do Estado em dialogar com os líderes do movimento. O que poderia ter se resolvido com diálogo acabou com uso da força policial. Uma pena!

De resto, espera-se que a manifestação sirva para que o governo compreenda que a população está atenta e vai exigir a conclusão de obras importantes para o município. De nossa parte, continuaremos a usar o mandato confiado pelo povo de nosso município para cobrar melhorias para nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário